Para muitos a ideia de ter um chefe e bater ponto está ultrapassada. Trabalhar para outra pessoa ou para uma empresa não faz mais parte do vocabulário de quem possui o espírito empreendedor. Mas, não basta apenas tomar a decisão de abrir um negócio próprio, o melhor caminho é se preparar. E para isso existe a Escola de negócios.
Conforme os dados da pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Isso significa que 52 milhões de brasileiros foram empreender.
Sabemos que iniciar um negócio é algo desgastante e que o resultado normalmente leva tempo. No começo, dúvidas e aflições são sentimentos constantes. O ideal, para quem quer correr menos risco, é investir no estudo e ganhar conhecimento através dos cursos ofertados por uma Escola de negócios.
As alternativas da Escola de negócios
O curso de Administração tem como meta apresentar as técnicas e conceitos de contabilidade, gestão de serviços, organização empresarial, gestão de projetos, gestão de pessoas. Com isso, o profissional estará apto para analisar estratégias empresariais, idealizar, implantar e gerenciar o funcionamento de companhias, selecionar, admitir e coordenar funcionários e administrar.
Ciências Atuariais
Já o curso de Ciência Atuariais tem o objetivo de desenvolver técnicas e conceitos de logística, economia, matemática, estatística, finanças, contabilidades, legislação e administração de empresas. Ao término, o profissional estará apto a fazer gestão, empreender com visão estratégica e com um relacionamento interpessoal aguçado.
Ciência Contábeis
A área de Ciência Contábeis é responsável por transmitir conhecimento de técnicas contábeis, legislação relacionada à contabilidade e os conceitos de planejamento tributário. Assim o profissional estará preparado para atuar em empresas públicas e privadas, abrir o seu próprio negócio e prestar consultoria para entidades de todos os tamanhos.
Ciências Econômicas
O curso de Ciências Econômicas é responsável por trabalhar os conceitos de administração, economia, planejamento tributário e análises de custos. Além do profissional sair apto para resolver problemas econômicos e financeiros, ele também poderá analisar o cenário econômico nacional e mundial, além de desenvolver relatórios e pareceres que ajudam a construir e preservar o patrimônio de pessoas físicas, jurídicas e órgãos governamentais.
Comércio Exterior
Para quem procura se envolver com comércio mundial, o curso de Comércio Exterior é o ideal. Nele você se capacitará nas técnicas e conceitos de gestão, transações cambiais, exportação, importação, pesquisa de mercado, contratos, logística e operações legais.
Gestão Comercial
Já o curso de Gestão Comercial introduz o aluno às técnicas e conceitos de gestão, negócios, prospecção, representação comercial, legislação e relacionamento com o consumidor. O profissional sairá apto para atuar no planejamento, operação e implementação de ações estratégicas de vendas, com o objetivo de aumentar a flexibilidade e a rentabilidade de empresas comerciais.
Tecnologia em Gestão de Qualidade
Na área de negócio também há a opção de curso EAD. O Curso de Tecnologia em Gestão de Qualidade capacita o estudante para avaliar processos e rotinas administrativas e/ou operacionais, internas e externas de uma organização, com pleno conhecimento das normas e padrões referentes aos sistemas de certificação.
Recursos Humanos
O curso de Recursos Humanos é voltado para quem deseja conhecer os conceitos de direito do trabalho, desenvolvimento de pessoas, gestão de carreiras, ter responsabilidade social, liderança e cultura organizacional. Após o término do curso, o profissional está apto a assumir cargos como consultor interno, especialista ou analista de Recursos Humanos.
Gestão Financeira
O curso de Gestão Financeira é uma ótima opção para quem deseja adquirir formas variadas de conhecimento como: planejar e gerenciar as funções de controle financeiro, fluxo de caixa, gestão de cursos e riscos, controle de investimentos e mercado de capitais.
Gestão Hospitalar
Um curso mais focado a uma área específica é o de Gestão Hospitalar. Nele, o estudante conhecerá as técnicas e conceitos de gestão, logística hospitalar, legislação, gestão de qualidade e biossegurança.
Logística
Para quem pensa em encontrar soluções estratégicas para problemas de logística e encontrar melhores maneiras de se relacionar com os fornecedores, o curso de Logística é a melhor saída. Nele, o estudante conhecerá as técnicas e conceitos de matemática, contabilidade, importação, exportação, transporte, gestão e negócios.
Marketing
Dentro das várias ramificações da Escola de negócios, há também o marketing. O curso é voltado a analisar concorrentes, pesquisar e desenvolver produtos, gerenciar os processos de relacionamento com os clientes e produzir eventos corporativos.
Processos Gerenciais
Existe também o curso de Processos Gerenciais. O aluno irá aprender sobre técnicas e conceitos de processos de vendas, logística, negociação, comercialização, marketing, finanças, legislação e ética. Depois de formado, o profissional estará apto a planejar e acompanhar os processos produtivos de diversos tipos de organizações, atuar na gestão de pessoas e gerenciar processos de logística.
Secretariado Executivo Trilíngue
Já quem busca aliar conhecimentos administrativos e de comunicação, uma boa dica é o curso de Secretariado Executivo Trilíngue. O estudante aprenderá sobre as técnicas e conceitos de comunicação empresarial, gestão, línguas estrangeiras, planejamento e assessoria executiva.
O profissional da área poderá prestar assessoria e consultoria a executivos e equipes multidisciplinares, gerenciar informações de negócios, organizar documentos e administrar agendas.
A diversidade da área de negócios
Como vimos, existe uma série de alternativas para quem deseja se aprimorar e se aprofundar nos conhecimentos da área de negócios.
Quem procura empreender deve estruturar sua nova jornada desde o início. Um negócio que nasce bem planejado tem maior chance de obter sucesso e prosperar dentro da atividade escolhida.
E não será por falta de opções de cursos que você deixará de se preparar para começar a transformar sua vida profissional.