O Que Um Desenvolvedor de Jogos Faz?
Existem muitos elementos para um desenvolvedor de jogos criar e desenvolver um videogame:
- História
- Recursos de áudio
- Personagens
- Níveis
- Mecânica de jogo
A lista continua. Mas você pode ser um desenvolvedor e ser responsável por qualquer um desses elementos. Muitos desenvolvedores de jogos são pesados no lado da programação. Eles sabem como codificar e fazem exatamente isso para dar vida ao conceito de design.
A regra de ouro para o desenvolvimento de jogos é quanto menor a sua equipe, maior o seu papel .
Em uma configuração de desenvolvedor independente , você pode ter a oportunidade de assumir as responsabilidades pelo áudio, pelos ativos dos personagens e pelo design de níveis.
Em um estúdio de AAA , você provavelmente terá um papel específico em uma dessas categorias. Talvez você seja responsável por processar os inimigos de 1 a 5 ou por desenvolver uma parte específica do mundo do jogo.
Não é incomum os desenvolvedores se especializarem em uma ou duas áreas específicas. Mais uma vez, o tamanho da sua equipe e o escopo do projeto desempenharão um papel importante na determinação da amplitude do seu papel.
Em alguns casos, o papel de designer e desenvolvedor será mesclado . Você pode dedicar um tempo para refletir e conceber os designs dos personagens, e depois pegar os conceitos finais e dar vida a eles no jogo.
Os desenvolvedores de jogos têm uma vantagem sobre os designers de jogos do ponto de vista de suprimentos. Os estúdios geralmente procuram grandes talentos em programação. A “escassez” de bons programadores os torna indispensáveis para estúdios ávidos por desenvolvimento.
Além disso, suas habilidades de programação concreta são geralmente mais fáceis de quantificar do que uma habilidade abstrata como ” criatividade “, necessária para designers de jogos bem-sucedidos.
O que é o processo de desenvolvimento de jogos
Como mencionamos, seu processo específico de desenvolvimento de jogos dependerá do seu papel na equipe. Você pode trabalhar em uma pequena parte do projeto maior ou em tudo.
Mas, de um modo geral, é assim que o processo se desenrola:
Primeiro, você começa com um conceito .
Em muitos casos, você terá o que é conhecido como documento de design de jogos. Esta é a sua ” bíblia ” para o jogo. É o manual completo de como criar o jogo .
Tem todos os detalhes que você precisa:
- Pontos de plotagem
- Detalhes da história
- Biografias e estética de personagens
- Projetos e objetivos de nível
- Mecânica de jogo e conceitos básicos de jogabilidade
- Temas e estética para o jogo
A lista continua.
Às vezes, os designers de jogos montam esse documento. Outras vezes, você ajudará a criá-lo com eles.
Quando a equipe está na mesma página com a maioria das decisões de design, é hora de você e os demais desenvolvedores brilharem.
Para você, isso pode significar modelagem 3D: personagens, objetos, veículos, armas, itens, estruturas etc. Tudo o que você vê em um jogo precisa ser desenvolvido por alguém!
Talvez você comece a trabalhar em níveis (um trabalho de entrada possível). O documento de design do jogo conterá esboços, conceitos e notas estéticas para o mapa. Provavelmente terá anotações sobre como o jogador deve interagir com o nível, a relação do nível com os personagens e o mundo como um todo, e também o papel do nível na história.
Todos esses elementos serão considerados nas suas decisões de desenvolvimento (sim, mesmo com o documento de design, você ainda poderá tomar decisões!).
Talvez você esteja trabalhando para ajustar a mecânica do jogo. Talvez você esteja fazendo ajustes para resolver problemas de balanceamento.
Você pode decidir com que rapidez o personagem deve se mover. Qual o tamanho do inimigo em relação a outras coisas no mundo. Quão rápidas as armas devem disparar ou quão precisos os projéteis devem ser. A mecânica dos níveis. O inimigo aparece.
Todo elemento precisa ser programado para existir.
Agora, como o jogo continua a tomar forma, provavelmente precisará de áudio! Existe um diálogo entre os personagens? Os desenvolvedores de áudio serão responsáveis por trazer vozes para o jogo. Os desenvolvedores de personagens animarão os movimentos faciais para se alinharem com esse diálogo. Os desenvolvedores de áudio trabalharão na partitura, nos ruídos do ambiente e nos efeitos sonoros.
Tudo precisa ser desenvolvido! E, como desenvolvedor, todas essas áreas do jogo são sua ostra.
Quando o jogo finalmente se reúne, cabe aos desenvolvedores, mais uma vez, esmagar os bugs. Não estamos falando de um simulador de “aranha em casa”… estamos falando de testes de reprodução e controle de qualidade. Os desenvolvedores precisam garantir que o jogo funcione.
Na maioria das vezes, você pode contratar testadores de controle de qualidade (ou iniciar você mesmo, pode ser um testador de jogos antes de passar para o desenvolvedor de jogos!). Há também um software que automatiza partes dos testes de jogos para você (mas ainda precisa ser supervisionado por um desenvolvedor de jogos).
E, com qualquer ótimo projeto, há algumas mudanças. O desenvolvimento pode ser um processo nebuloso. Problemas surgirão. O mesmo acontece com erros e falhas. Então, prazos impossíveis.
Se você é flexível, adaptável e sabe o que está fazendo, ficará bem!
#vagasparadesenvolvedordejogosdigitais