Eneagrama dos Tipos de Personalidade

ENEAGRAMA das Personalidades
91 / 100

Eneagrama dos Tipos de Personalidade

 

ENEAGRAMA das Personalidades
ENEAGRAMA das Personalidades

 

O Eneagrama é um sistema de nove tipos de personalidade que combina a sabedoria tradicional com a psicologia moderna – uma ferramenta poderosa para compreender a nós mesmos e as pessoas em nossas vidas – com três aplicações principais:

  • Crescimento pessoal e espiritual
  • Relacionamentos de sucesso em casa e no trabalho
  • Desenvolvimento de liderança, construção de equipes e habilidades de comunicação para negócios

 

O Eneagrama Work fornece as ferramentas e conhecimentos para:

 

  • Aumente sua eficácia pessoal e profissional
  • Aumente sua autoconsciência e inteligência emocional  
  • Entenda seus padrões de pensamento, sentimento e comportamento
  • Construa relacionamentos de sucesso em casa e no trabalho
  • Apoie seus pontos fortes, identifique seus pontos cegos e gerencie a reatividade pessoal
  • Desenvolva sua vida interior 

 

ENEAGRAMA das Personalidades
ENEAGRAMA das Personalidades

Assista ao Vídeo abaixo e Conheça a Melhor FORMAÇÃO TERAPEUTAS ENE4C  

Eneagrama dos Tipos de Personalidade 1

 

Eneagrama dos Tipos de Personalidade

 

Uma breve história

Este diagrama de nove pontas (Ennea significa nove em grego) aparentemente foi usado durante séculos nas tradições esotéricas cristãs e sufistas como um mapa da consciência humana e dos arquétipos. 

Ele foi levado ao público pela primeira vez em 1915, em Moscou, por George Gurdjieff, um filósofo e professor que o utilizou em seu programa de desenvolvimento humano. Então, no final dos anos 1960, Oscar Ichazo, o fundador da Escola Arica, colocou nove tipos de personalidade no Eneagrama. Pouco depois disso, Claudio Naranjo, MD, e outros psicólogos em Berkeley combinaram o Eneagrama com os mais recentes desenvolvimentos da psicologia moderna. 

Embora cada tipo de personalidade possa ser encontrado na literatura psicológica, o Eneagrama os reúne em um sistema unificado e mostra suas inter-relações. Esta combinação de símbolo antigo e psicologia moderna continua a ser desenvolvida hoje por psicólogos, consultores de negócios, educadores e diretores espirituais. 

 

Um sistema não confessional

Desde suas primeiras raízes em Berkeley, o Eneagrama moderno se espalhou pelo mundo com mais de um milhão de livros vendidos e programas ou instituições de Eneagrama na maioria dos países da Europa e Leste Asiático, bem como em partes da África e da América do Sul. Embora o próprio Eneagrama não sugira uma ideologia, teologia ou conjunto de técnicas em particular, ele serve como uma estrutura conceitual muito eficaz para praticantes seculares e clérigos religiosos em seu trabalho com clientes ou congregados. 

Ao contrário da maioria dos sistemas psicológicos e ferramentas de diagnóstico que enfocam o lado neurótico ou problemático das pessoas, o Eneagrama não fala apenas sobre os problemas que as pessoas enfrentam, mas também descreve os pontos fortes e os potenciais de cada tipo de personalidade. Nenhum tipo de personalidade é melhor ou pior, e os altos e baixos do desenvolvimento humano podem ser encontrados em todos os tipos.

Embora a maioria das pessoas conheça o Eneagrama como um sistema profundo de crescimento pessoal ou espiritual, nos últimos anos ele também foi adaptado para uso em sala de aula e no ambiente de negócios. Além de fornecer “habilidades pessoais” cruciais, o Eneagrama apóia a autoconsciência, a boa tomada de decisões e o aprendizado contínuo, o que é vital para o sucesso no local de trabalho de hoje.

 

Personalidade e Essência

Uma ideia-chave subjacente ao Eneagrama é que as pessoas têm dois aspectos importantes – essência e personalidade. Cada pessoa tem um “eu essencial” único que não pode ser reduzido a um número ou categoria. No entanto, o Eneagrama descreve nove padrões ou temas pelos quais as pessoas formam uma personalidade, e uma persona social, para enfrentar os desafios do amor e do trabalho. Idealmente, a personalidade é uma forma eficaz de nos expressarmos no mundo. Mas os problemas surgem quando a personalidade encobre o eu interior ou nosso ponto de vista fica travado e rígido. 

 

Três Centros de Inteligência

O Eneagrama descreve três centros de inteligência e percepção: Cabeça, Coração e Corpo

Embora todo indivíduo tenha esses três centros, cada um dos nove tipos de personalidade tem uma força particular em um deles. Nossa estrutura interna de caráter, bem como nossa forma de estar no mundo, está baseada neste centro de liderança, ou principal. Compreender nosso centro primário é uma chave importante para desenvolver nosso potencial pessoal e profissional e superar nossos pontos cegos.

  1. O Centro Intelectual:  usando a mente para a linguagem e o pensamento racional, ideias e imagens, planos e estratégias. Localizada na cabeça. 
  2. O Centro Emocional:  usando o “coração” para sentimentos positivos e negativos, empatia e preocupação com os outros, romance e devoção. Localizado na área do tórax e diafragma.
  3. O centro instintivo:  usando o corpo para o movimento, consciência sensorial, conhecimento do nível do intestino, segurança pessoal e pertencimento social.

Eneagrama Tipo 1 – O Perfeccionista

Um tipo baseado no corpo, com ênfase na integridade pessoal e no autocontrole. Sua atenção se volta para ver e corrigir o que está errado e fazer a coisa certa. Eles são conhecidos por sua honestidade, confiabilidade e bom senso. 

Alguns são muito responsáveis, tanto que podem se ressentir de outras pessoas que não levam a vida tão a sério quanto eles. Eles têm padrões elevados e tendem a ver as coisas em preto e branco, certas e erradas. É fácil para eles serem críticos de si próprios e dos outros. Eles trabalham duro para estar certos o tempo todo. Eles são idealistas e farão um grande esforço para melhorar o mundo ao seu redor, o que muitas vezes os coloca no papel de reformadores sociais. Seus elementos cruciais para o crescimento são aprender a aceitar suas imperfeições e tolerar os pontos de vista das outras pessoas. 

Pontos fortes:  Honesto, responsável, orientado para a melhoria

Problemas:  Ressentido, não adaptável e excessivamente crítico

Estilo de falar:  preciso e detalhista, com tendência para pregar

Hábito emocional inferior:  ressentimento, que resulta de ficar com raiva, mas contê-lo

Emoção superior:  serenidade, que vem com o desapego da raiva sobre a forma como as coisas são e a aceitação da imperfeição

Desafio arquetípico:  mudar o que pode ser mudado, aceitar o que não pode ser mudado e desenvolver a sabedoria para saber a diferença

Defesas psicológicas: um  usa o mecanismo de defesa da formação de reação para evitar sua raiva (e outros sentimentos e impulsos) e manter a auto-imagem de estar “certo”. (Formação de reação é sentir uma coisa e depois fazer o oposto, como ressentir-se, mas agir bem). 

Padrões somáticos:  Como os tipos baseados no corpo, os Tipo Um são geralmente fundamentados e práticos, bons em ordenar as tarefas da vida diária. A pressão para estar certo e a necessidade de controle levam à rigidez e tensão físicas, principalmente na mandíbula, pescoço e ombros. O rosto pode assumir uma expressão de julgamento raivoso ou martírio ressentido.

 

Eneagrama tipo 2 – O Prestativo

O Tipo Dois é um tipo baseado em sentimentos com foco no relacionamento. Eles se destacam em fazer conexões e ter empatia com as necessidades e sentimentos de outras pessoas. Geralmente são bons em apoiar os outros e ajudar a desenvolver seu potencial. No entanto, voltar sua atenção para si mesmos e saber o que eles precisam é muito mais difícil. Eles querem ser aceitos e queridos pelos outros e vão se adaptar ou mudar para obter essa aprovação. 

Um pouco como esponjas emocionais, o Tipo Dois precisa ter muito cuidado com o que absorve das pessoas ao seu redor. Ficar com raiva ou estabelecer limites pessoais pode ser muito difícil, embora possam ter explosões emocionais para aliviar a pressão. Embora ser uma pessoa especial ou obter a aprovação dos outros tenha suas vantagens, não substitui ser amado por si mesmo. 

Pontos fortes:  atencioso, popular, comunicador

Problemas: privilegiado, ingênuo, dependente

Estilo de falar: Ser simpático e simpático, dar conselhos, às vezes militante pela causa

Hábito emocional inferior:  orgulho de ser especial, importante ou indispensável no relacionamento. Ou baixa auto-estima quando a aprovação não está disponível

Emoção superior:  Humildade, que é ser capaz de conhecer e manter a experiência de autoestima sem auto-inflar ou autojulgamento excessivo

Desafio arquetípico:  encontrar-se em um relacionamento, equilibrando dependência e autonomia

Defesas psicológicas: o  Tipo Dois usa o mecanismo de defesa da repressão para evitar suas próprias necessidades e sentimentos e para manter a auto-imagem de ser “prestativo”. (Repressão é colocar os sentimentos inaceitáveis ​​fora da consciência e convertê-los em uma forma mais aceitável de energia emocional). 

Padrões somáticos:  como tipos de sentimento, o Tipo Dois experimenta um acúmulo de energia, e às vezes tensão, em torno do peito e do diafragma. Embora cheios de energia na parte superior do corpo, é difícil para eles sentirem a parte inferior do corpo e permanecerem ancorados. Eles tendem a descarregar sua ansiedade por meio de conversas e emoções. É fácil para eles “somatizar” ou converter sentimentos ocultos / reprimidos em sintomas físicos.

 

Eneagrama tipo 3 – O Bem Sucedido

Três são tipos baseados em sentimento, mas canalizam sua energia emocional para fazer as coisas. Eles tomam a iniciativa e trabalham duro para atingir seus objetivos. Eles são altamente adaptáveis ​​e se destacam em “sentir” e atender às expectativas dos outros, quando isso os levará ao sucesso. Eles gostam de permanecer ativos e em movimento, por isso é difícil parar ou desacelerar. O foco na manutenção da imagem e na obtenção de resultados pode atrapalhar as necessidades pessoais e de saúde. 

As empresas americanas têm uma cultura Três particularmente forte, na qual os performers recebem muito reforço positivo por serem produtivos e eficientes. Um perigo para o Tipo Três é se concentrar em elogios externos ou recompensas materiais enquanto perde o contato com quem ele é por dentro. É difícil para eles sair de seus papéis, sentir seus próprios sentimentos e decidir por si mesmos o que é importante.

Pontos fortes:  Bem sucedido, enérgico, grande realizador

Problemas:  sobrecarregado, impaciente, competitivo

Estilo de fala:  Entusiasmado, motivando-se e aos outros para o sucesso

Hábito emocional inferior:  Vaidade, baseada em manter uma boa imagem e sempre ter sucesso

Emoção superior:  Veracidade, que é a vontade de ir além das aparências e desenvolver a autenticidade pessoal

Desafio arquetípico:  abandonar a imagem e a personalidade social e encontrar a própria essência interior

Defesas psicológicas: o  Tipo Três usa o mecanismo de defesa da identificação para evitar o fracasso e manter uma auto-imagem de “sucesso”. (A identificação é uma espécie de representação difusa e de se perder na imagem).

Padrões somáticos:  Como tipos de sentimento que colocam tudo em produtividade e resultados, o Tipo Três pode acumular muita tensão em torno do peito e do coração. Eles são os “Tipo A” originais e precisam estar atentos a ataques cardíacos precoces ou sistema imunológico enfraquecido. Por baixo de uma forte camada de tensão no peito, geralmente existe uma profunda tristeza pela perda de contato com o eu interior.

 

ENEAGRAMA das Personalidades
ENEAGRAMA das Personalidades

 

Eneagrama Tipo 4 – O Romântico

 

Quatro são tipos baseados em sentimentos que muitas vezes experimentam uma sensação de saudade e melancolia. Algo está faltando para eles, o que pode levar a uma busca pela totalidade por meio do idealismo romântico, da cura ou da estética. Quando eles se comparam aos outros, o Tipo Quatro experimenta sentimentos de inveja. Eles procuram significado e profundidade em seus relacionamentos, em seu trabalho ou na busca por criatividade pessoal. 

Muitos Quatros são artistas que se destacam em expressar emoções humanas universais na dança, música e poesia. Embora procurem ter uma boa imagem, é mais importante que sejam autênticos. Freqüentemente apaixonados, às vezes excessivamente emocionais, sua atenção vai e volta da empatia com os outros para sua própria experiência interior. Eles precisam de um tempo sozinhos. A chave para a cura e o crescimento do Tipo Quatro é equilibrar a tristeza com a capacidade de felicidade e satisfação, mesmo que o relacionamento ou a experiência pareça falho ou incompleto. 

Pontos fortes:  Compassivo, idealista, profundidade emocional

Problemas:  Moody, retraído, não cooperativo

Estilo de fala:  às vezes caloroso e sensível, às vezes monótono e seco; eles tendem a ser subjetivos e tentam ser esteticamente corretos. Muitas vezes, um tom de tristeza ou insatisfação

Hábito emocional inferior:  inveja ou melancolia decorrente da experiência de decepção ou deficiência

Emoção superior:  Equanimidade, o que significa manter o coração aberto, acolhendo todos os sentimentos, mas mantendo o equilíbrio

Desafio arquetípico:  viver com o coração aberto enquanto integra alegria e sofrimento

Defesas psicológicas: o  Tipo Quatro usa o mecanismo de defesa da introjeção para evitar ser comum e manter a auto-imagem de ser “autêntico”. (A introjeção é a tentativa de superar a deficiência trazendo valor de fora de si mesmo, bem como o hábito de internalizar a culpa pelo que está errado). 

Padrões somáticos: o  Tipo Quatro tende a oscilar do contato ao retraimento, de ter muitos sentimentos que se espalham pelo ambiente a ficar resignado e deprimido. Sua energia geralmente se acumula no meio do corpo e pode ser retirada da periferia (olhos, mãos e pés). A autoexpressão através da música, dança, escrita, trabalho criativo ou paternidade ajuda a criar um fluxo emocional e um estado de equilíbrio.

 

Eneagrama Tipo 5 – O Observador

 

Cincos são tipos mentais que se concentram na compreensão intelectual e no acúmulo de conhecimento. Freqüentemente, são acadêmicos ou especialistas técnicos devido à sua percepção aguçada e capacidade analítica. Privacidade e autonomia pessoal são muito importantes para eles, e outras pessoas podem ser consideradas intrusivas. A capacidade de se distanciar de outras pessoas e da pressão emocional confere liberdade pessoal, mas também pode criar solidão. 

Algumas pessoas desse tipo podem ser intelectualmente brilhantes ou bem informadas, enquanto sentimentos e relacionamentos representam um enorme desafio. Para outros, família e amigos são muito importantes, mas eles ainda precisarão de muito tempo sozinhos para perseguir seus próprios interesses e se recriar. O Tipo Cincos precisa equilibrar sua tendência de se afastar ou se afastar das pessoas estendendo a mão para outras, mesmo que isso envolva desconforto ou conflito.

Pontos fortes:  acadêmico, perceptivo, autossuficiente

Problemas:  isolados, excessivamente intelectuais, mesquinhos

Estilo de fala:  Racional e técnico, mais confortável em sua área de atuação. Não é grande em “conversa fiada”.

Hábito emocional inferior:  avareza ou acumulação, o que significa reter e reter informações, tempo e outros recursos com base no medo da escassez, seja em si mesmo ou no ambiente.

Emoção superior:  Desapego, que é o desapego para estar disponível para reposição; confiando que há o suficiente. 

Desafio arquetípico:  Participar da vida com sentimentos e integrar os mundos interno e externo

Defesas psicológicas: os  Cincos usam o mecanismo de defesa do isolamento para evitar sentimentos de vazio e para manter uma auto-imagem de “conhecimento” e auto-suficiência. (O isolamento pode ser uma separação física, mas também significa estar separado das emoções). 

Padrões somáticos: os  cincos tendem a ficar presos na cabeça. É preciso esforço para chamar a atenção para o corpo e as emoções. A energia é retirada da periferia do corpo e se acumula no meio. Muito sensíveis a sons, toques, pessoas, etc., eles mantêm a maior parte de sua tensão no intestino, em vez de na musculatura, embora a caixa torácica possa ser bastante rígida dependendo do nível de medo no corpo. Cincos tendem a “desaparecer” por trás dos olhos.

 

Eneagrama Tipo 6 – O Questionador

 

Seis são tipos mentais que usam sua percepção e intelecto para compreender o mundo e descobrir se as outras pessoas são amigáveis ​​ou hostis. Eles se concentram em proteger a segurança do grupo, projeto ou comunidade. Seis são bons em antecipar problemas e encontrar soluções. Conhecer as regras e fazer acordos com outras pessoas é importante, mas ao mesmo tempo eles tendem a duvidar de si mesmos e questionar os outros. Eles podem oscilar entre o ceticismo e a certeza, rebelde ou verdadeiro crente. 

Alguns Seis estão no modo “cauteloso”; eles hesitam, se preocupam muito e procrastinam. Outros Seis preferem ficar no modo de “força”: eles correm para a ação e procuram se preparar física ou ideologicamente como uma forma de superar seu medo. À medida que o Tipo Seis aprende a confiar em si mesmo e nas outras pessoas, ele se torna mais flexível e desenvolve a coragem de agir, mesmo na presença de dúvida ou ambivalência

Pontos fortes:  Leal, corajoso, atento às pessoas e aos problemas; frequentemente pensadores estratégicos

Problemas:  suspeito, pessimista, duvidoso

Estilo de falar:  estabelecer limites para si mesmo e para os outros, fazer perguntas sérias e bancar o advogado do diabo. Às vezes, ideologicamente zeloso.

Hábito emocional inferior:  suspeita ou desconfiança, que pode levar ao medo e à contenção ou a uma atitude agressiva e agressiva

Emoção superior:  coragem, que não é bravata, mas significa sentir o medo e seguir em frente de qualquer maneira

Desafio arquetípico:  manter a fé em outras pessoas e na força vital, e superar a divisão mente / corpo

Defesas psicológicas: o  Tipo Seis usa o mecanismo de defesa da projeção para evitar a rejeição pessoal e manter uma auto-imagem de “lealdade”. (A projeção é uma forma de atribuir aos outros o que não se pode aceitar em si mesmo, qualidades positivas e negativas). 

Padrões somáticos:  o Tipo Seis cauteloso ou fóbico tem medo de encobrir sua agressividade e seus instintos corporais. Eles tendem a se preocupar e hesitar. Em contraste, o Tipo Seis contra-fóbico tem agressão além do medo. Eles tendem a correr para frente, preparando-se física ou mentalmente para se preparar para os riscos. (Muitos Seis vão e voltam do cauteloso ao contra-fóbico). Em termos de armadura, os olhos podem ser suspeitos e cautelosos ou amedrontadores e protuberantes. A miopia é comum. O diafragma pode conter muita tensão, resultando em um estilo staccato ou hesitante de fala e movimento.

 

Eneagrama Tipo 7 – O Sonhador

 

Setes são tipos mentais que pensam e se movem para a frente. Eles geralmente trazem uma atitude otimista e positiva para todas as suas atividades. Eles estão interessados ​​em muitos assuntos diferentes. Eles não querem se limitar a fazer uma coisa e preferem manter suas opções e possibilidades em aberto. 

Embora possam ser excelentes comunicadores, eles se preocupam menos com a imagem e a aprovação das outras pessoas do que os outros tipos. O mais importante é se divertir (ou fazer suas próprias coisas), seja em viagens e aventuras ou em atividades mais intelectuais. Eles são consumidores entusiasmados de novas ideias, novas tecnologias e experiências agradáveis. No entanto, muito de uma coisa boa pode ser um problema para eles. Como sua atenção muda tão rapidamente, é um desafio para eles aprofundar as coisas e manter o rumo no trabalho e nos relacionamentos. Desacelerar, estar no momento e aprender a tolerar o próprio sofrimento e o de outras pessoas – tudo pode trazer o equilíbrio necessário. 

Pontos fortes:  aventureiro, amante da diversão, raciocínio rápido

Problemas:  Auto-absorvido, disperso, não comprometido

Estilo de fala:  narrativa pessoal, que pode ser muito divertida ou simplesmente autocentrada. Eles também se concentram no positivo e tendem a ignorar ou “reestruturar” rapidamente o negativo.

Menor hábito emocional:  Gula, que não se trata apenas de comida, mas sim um tipo de intoxicação ou consumo excessivo de ideias, experiências divertidas ou substâncias

Emoção superior:  sobriedade, que significa limitar o consumo e acalmar a mente para estar presente no momento

Desafio arquetípico:  tornar o idealismo prático, integrando otimismo e pensamento positivo com o lado sombrio ou problemas

Defesas psicológicas: os  Sete usam o mecanismo de defesa da racionalização para evitar o sofrimento e para manter a auto-imagem de estar “OK”. (Racionalização é um estilo de explicar ou justificar a fim de evitar a dor ou recusar-se a assumir a responsabilidade.) 

Padrões somáticos:  para o Tipo Sete, a energia e a atenção tendem a “subir e descer” em vez de “descer e entrar”. Em contraste com os Cincos, a energia se move para a periferia do corpo e para longe do centro. Sete tendem a ficar super estimulados com idéias, substâncias ou aventuras, dependendo de seu tipo de corpo. Eles são conhecidos como big talkers. Freqüentemente, são bastante soltos e flexíveis fisicamente. Em vez de tensão muscular, seu desafio é “estar” em seus corpos e tornar-se aterrado.

 

Eneagrama Tipo 8 – O Confrontador

 

Oito é um tipo baseado no corpo que tende a assumir o controle das situações e assumir um papel de liderança. Eles são enérgicos e intensos, e às vezes podem ser intimidantes para outras pessoas. Impacientes com regras e regulamentos, gostam de fazer as coisas à sua maneira. Ao afirmar o controle sobre seu ambiente, eles fazem o melhor para proteger a si mesmos e a qualquer outra pessoa que faça parte de sua família ou grupo. 

Equidade ou justiça é uma alta prioridade. Se eles se sentirem injustiçados, eles reagirão, pois em sua experiência a fraqueza ou a vulnerabilidade precipitarão um ataque do mundo exterior. A força (e a agressividade) que são geradas nesta missão podem ser admiráveis, mas também mal aplicadas. O desafio para o Oito é combinar afirmação e controle com interdependência e cooperação, bem como aprender a conter seus apetites frequentemente excessivos.

Pontos fortes:  Entusiasta, generoso, poderoso

Problemas:  excessivo, zangado, dominador

Estilo de fala: o  Oito costuma falar de forma assertiva e exercer forte liderança. Eles tendem a ser mandões e quando as coisas dão errado, muitas vezes ficam com raiva.

Hábito emocional inferior:  raiva e excesso, com uma atitude vingativa em relação às pessoas

Emoção superior:  Inocência, que significa enfrentar a vida com o coração aberto e sem cinismo

Desafio arquetípico:  aproveitar a força vital de maneiras produtivas, integrando auto-afirmação com vulnerabilidade

Defesas psicológicas: o  Oito usa o mecanismo de defesa da negação para evitar a vulnerabilidade e manter uma autoimagem de ser “forte”. (A negação é um tipo de redirecionamento forçado de atenção e sentimento com base na obstinação e controle). 

Padrões somáticos:  Oitos tendem a manter um alto nível de carga bioenergética em seus corpos. Eles são atraídos pela intensidade e ficam entediados ou impacientes com muita facilidade. Isso pode levar ao excesso de esforço e / ou consumo excessivo. Com raiva, eles podem ter problemas com o controle dos impulsos. Sua armadura aparece como tensão ou densidade mais ou menos uniformemente distribuída pelo corpo. É fácil ser duro, difícil ser vulnerável, embora sentimentos e necessidades mais suaves estejam frequentemente presentes no íntimo. O Oito é conhecido pela ferocidade que (pode) expressar através dos olhos.

 

Eneagrama Tipo 9 – O Mediador

 

Equilibrado no topo do Eneagrama, o Tipo Nove é o tipo de personalidade mais básico e mais numeroso. Eles são o “sal da terra” e a “cola” que mantém unida a comunidade. Pessoas desse tipo vêm em todas as formas e tamanhos, mas compartilham um problema comum com a inércia (ou momentum). Quer sejam preguiçosos no sentido tradicional, quer sejam trabalhadores em constante movimento, os “Tipo Nove” têm problemas para encontrar e manter suas próprias prioridades. É difícil mudar de direção ou desviar a atenção para o que é mais importante. Eles “esquecem” de si mesmos. 

O Nove é excelente em ver todos os pontos de vista. Isso pode dificultar a tomada de decisões pessoais, mas, ao mesmo tempo, podem ser excelentes mediadores e pacificadores para outras pessoas. O Tipo Nove busca harmonia em seu ambiente e fará de tudo para evitar conflitos (embora às vezes defendendo os outros). São tipos baseados no corpo, com um forte senso de conhecimento, embora também possam estar fora de contato com seus corpos.

Pontos fortes:  Equilibrado, tolerante, harmonioso

Problemas:  teimoso, ambivalente, evita conflitos

Estilo de fala:  inclusivo e acolhedor em seu melhor, o Tipo Nove pode ter dificuldade para ir direto ao ponto. Eles podem ser lineares e excessivamente controlados ou podem ser bastante dispersos.

Hábito emocional inferior: a  preguiça de atenção, acompanhada de teimosia, torna mais difícil para eles enfrentar as prioridades ou conflitos necessários

Emoção superior:  ação correta, que é a disposição de fazer o que precisa ser feito e usar-se bem no processo

Desafio arquetípico:  Despertar para as prioridades no momento presente, integrando harmonia com conflito

Defesas psicológicas: o  Tipo Nove usa o mecanismo de defesa da narcotização para evitar o conflito (interno ou externo) e para manter uma autoimagem de estar “confortável / harmonioso”. (Narcotização é usar comida e bebida, leitura, TV ou simplesmente padrões repetitivos de pensamento e ação para se colocar em um estado de consciência e sentimento reduzidos). 

Padrões somáticos: o  Tipo Nove tende a ficar confortavelmente com carga insuficiente. São bons em respirar pela barriga, podem evitar respirar no peito. O Tipo Nove de baixa energia sofre de inércia e preguiça física, enquanto o Tipo Nove de alta energia tende a descarregar constantemente para manter um equilíbrio seguro. A parte inferior das costas é uma área particularmente vulnerável. Como o Tipo Nove se mistura ou “se funde” com tanta facilidade com outras pessoas ou com o ambiente a partir do centro de seu ventre, ele tem dificuldade em estabelecer bons limites pessoais.

 

 

Tags:

 

meda,
marco meda,
meda academy,
coach,
coaching,
pnl,
hipnose,
eneagrama,
cursos,
palestras,
treinamentos,
formação,
cursos online,
liderança,
oratória,
atendimento,
planejamento,
vendas,
negociação,
comportamento,
psicologia,
inteligência emocional,
consultoria,
palestra,
palestrante,
motivacional,
reiki,
reikimaster,
terapia,
terapeuta,
transpessoal,
holística,
inteligênciaemocional,
psicologiapositiva,
psicologiatranspessoal,


tipo 9 eneagrama,
tipos de eneagrama,
eneagrama tipos que combinam,
tipo 2 eneagrama,
eneagrama tipo 8,
eneagrama – tipo 1,
eneagrama test,
eneagrama tipos e subtipos,

 


#eneagrama
#meda
#marcomeda
#medaacademy
#coach
#coaching
#pnl
#hipnose
#eneagramacursos
#palestras
#treinamentos
#formação
#cursosonline
#liderança
#oratória
#atendimento
#planejamento
#vendas
#negociação
#comportamento
#psicologia
#inteligênciaemocional
#consultoria
#palestra
#palestrante
#motivacional
#reiki
#reikimaster
#terapia
#terapeuta
#transpessoal
#holística
#inteligênciaemocional
#psicologiapositiva
#psicologiatranspessoal

 

 

 
 
 
 
 
 

meda,
marco meda,
meda academy,
coach,
coaching,
pnl,
hipnose,
eneagrama,
cursos,
palestras,
treinamentos,
formação,
cursos online,
liderança,
oratória,
atendimento,
planejamento,
vendas,
negociação,
comportamento,
psicologia,
inteligência emocional,
consultoria,
palestra,
palestrante,
motivacional,
reiki,
reikimaster,
terapia,
terapeuta,
transpessoal,
holística,
inteligência emocional,
psicologia positiva,
psicologia transpessoal,

 

#meda
#marcomeda
#medaacademy
#coach
#coaching
#pnl
#hipnose
#eneagramacursos
#palestras
#treinamentos
#formação
#cursosonline
#liderança
#oratória
#atendimento
#planejamento
#vendas
#negociação
#comportamento
#psicologia
#inteligênciaemocional
#consultoria
#palestra
#palestrante
#motivacional
#reiki
#reikimaster
#terapia
#terapeuta
#transpessoal
#holística
#inteligênciaemocional
#psicologiapositiva
#psicologiatranspessoal

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.